2.12.09
Dou-Te!...
18.11.09
Só a Ti
17.11.09
Fechar os olhos
Hoje meu Jesus vens até mim com uma recomendação: fechar os olhos no nosso encontro após receber-Te na comunhão. Fechar os olhos para poder estar só conTigo, para poder ver brilhar a Tua luz, para Te ouvir sussurrrar ao meu coração a Tua prova de amoe; fechar os olhos para poder ter bem aberto o coração.
É verdade, meu Bem Amado, que a maior parte das vezes faço uma acção de graças muito aldeabada pois mal acabo de te receber tenho de ir cantar mas podia fazê-lo depois,mas logo me distraio e nao Te dou a devida atenção.
Sei que é um momento de particular importância este o de vires ao meu encontro feito pão. Sei que não mereço que Te dignes vir ter comigo, entrar e permanecer em minha casa e por isso digo quase sempre consciente: "Senhor, eu não sou digna de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e eu serei salva". Mas Tu insistes e vens; vens fazer Tua morada em mim. Acampas na tenda do meu coração e me chamas ao interior dela para aí me encontrar a sós conTigo: Tu, o Rei do meu coração; o Esposo da minha alma.
E por falar em Esposo, Jesus, amanhã a minha Teresa vai fazer os votos solenes... só Tu sabes como eu queria estar lá, poder participar e partilhar com ela esta alegria de uma entrega para toda a vida!... vê-la prostrada diante do altar, sendo invocada para ela a protecção de todos os santos! Queria tanto cantar as ladaínhas para ela... são as grandes renúncias que me pedes! Mas quero crer que não deixarás de dar a recompensa! Estão a ser muitos sacrifícios em muito pouco tempo. Vê lá, Jesus: não apertes mais! Tenho medo de não me fiar de Ti o suficiente e deixar-me ir abaixo.
Estou triste... queria tanto abraçar a minha mana Teresa. Só Tu sabes como gosto dela... oh Jesus, porquê? Porque não posso estar presente no dia mais importante da vida dela!
(Campo Maior, 24.11.07)
25.8.09
Ajuda-me a...
Ajuda-me a caminhar mesmo não vendo.
Ajuda-me a viver mesmo não percebendo.
Ajuda-me a permanecer mesmo não entendendo.
Ajuda-me a acolher mesmo não querendo.
Ajuda-me a acreditar mesmo sem esperança.
Ajuda-me a acreditar mesmo sem perceber!...
(Campo Maior, 24.11.07)
19.8.09
Se o grão de trigo...
17.8.09
Minha casa, casa de oração
Mendigo
Oh meu divino mendigo que buscas consolação nos teus filhos devido às ofensas que cometem contra Ti e que te magoam profundamente... que sempre possas encontrar em mim um consolo, um carinho, um gesto de amor.
Que minha vida seja oferta viva a Ti para te consolar.
Aquele que me pode dar a paz
Conhecer, amar e servir
27.7.09
Se tu pudesses ver o olhar...
Meu Bem-Amado, como é bom saber e sentir que me olhas.
É verdade que não consigo captar e ver esse Teu olhar em profundidade, mas acredito que seja um olhar amoroso e misericordioso.
Como queria olhar assim para Ti e para as minhas irmãs. Ensina-me o segredo do olhar profundo, sereno, amoroso e misericordioso.
Oh meu Cordeirito Imolado, como Te quero consolar! Quero ser tua pequenita consoladora, dar-Te muita alegria e trazer de novo a Ti muitas almas, trabalhar para que haja um só rebanho e um só pastor.
Oh meu Amado, rompe as cadeias do meu coração. Toma posse dele. Que só Tu mores lá, pois estando lá Tu posso amar a todos através de Ti.
Que em tudo o que faça Tu possas tirar alegria e proveito. Que tudo sirva de graça e benção para os irmãos.
Oh Jesus meu, como Te quero dar gostos, mas também sabes que tenho medo que me peças para sofrer...
(Campo Maior, 20.11.2007)
25.7.09
Não distingo o Teu olhar
Sempre estás
Concede-me viver fixada no Teu olhar
24.7.09
Não regateies coMigo
Pela perseverança
Hoje no evangelho, Jesus, Tu nos dizes que pela perseverança salvaremos as nossas almas.
Oh meu Bem-Amado concede-me então a graça da perseverança pois, aqui e na eternidade quero sempre poder gozar da Tua presença, do Teu rosto, do Teu olhar.
Só Tu me podes conceder a graça da perseverança pois por mim não aguento um só dia aqui fechada, só contando com as minhas forçasnão poderia permanecer aqui uma só hora. mas és Tu que me sustentas, que me conduzes, que me levas pela mão.
Jamais deixes que eu deslargue a Tua mão, senão é certo que me irei perder pelo caminho.
É dificil perseverar quando recordo tudo o que deixei lá fora. Oh como é dificil deixar tudo. quando chegará o dia em que consigo dizer como S. Paulo: considero tudo como lixo!...
Meu Bem-Amado ajuda-me! Tu me chamaste, agora não me abandones! Eu respondi ao Teu apelo, agora vê lá o que fazes. tens sido um pouquito duro, não apertes mais, não me tires tudo de uma vez. Eu queria era que não me tirasses nada mesmo. Queria poder ter tudo o que tinha e poder ao mesmo tempo fazer a Tua vontade. Tens a certeza de que é mesmo impossível eu ficar com tudo? E olha lá: tens mesmo a certeza de que me queres a mim? Vê lá bem se no livro da eternidade o meu nome consta na Ordem da Imaculada Conceição.
Sabes, é que tenho medo de não conseguir lutar pela tua vontade até ao fim. Tenho medo de não perseverar. Medo de falhar. É uma luta demasiado grande para mim e eu já te disse isso desde o primeiro dia. Vá lá, tem pena de mim e ajuda-me. Transforma o meu coração.
(Campo Maior, 18.11.07)
Amar-Te!... amar-Te é o que mais anseia a minha alma.
Oh meu Bem-Amado, completa em mim a obra que começaste para que te possa amar sempre e cada vez mais e que o meu coração seja puro, simples, límpido.
Amar-Te!... amar-Te é o que mais anseia a minha alma.
Tenho fome de Ti, tenho sede do Teu amor.
Oh, sacia-me de Ti! Enche-me de Ti.
Teu olhar me confunde, ele penetra até ao mais fundo do meu coração. É um olhar doce, acolhedor, desinstalador, meigo, profundo, inquietante, amoroso, terno, transparente... oh, que eu me deixe olhar, tocar e transformar por Ti.
Com o teu olhar cura em mim a ferida do meu pasado. Cura todas as feridas que abri em meu peito. Quero daqui em diante poder caminhar de olhar fixo no Teu sem ter que estar sempre a desviar o olhar para as minhas chagas, pois cada segundo que deixo de fixar o teu olhar é um segundo de morte para mim.
Dá-me a tua graça meu Bem-Amado. Concede-me a tua misericórdia.
Concede-me amar, amar sempre e sem medida.
Que na eucaristia busque a minha fonte.
(Campo Maior, 17.11.07)
20.7.09
Não Te amo como queria!
Meu pobrezito coração suspira por Ti: pelo teu amor, misericórdia, bondade. Suspira por se lançar nos teus braços, por se aninhar no teu colo e recostar a cabeça contra o teu peito, o teu sagrado coração.
Só tu conheces a profundidade da minha miséria. Só tu me podes dar a tua misericórdia que acredito ser infinita pois deste-te e amaste até À última gota do teu sangue. que também eu possa receber dessa tua graça.
Não olhes Jesus para o meu coração pois está cheio de podridão, de más inclinações, de miséria.
Se olhares, teu olhar vai-se entristecer, teu rosto vai ficar triste.
Oh, quanto queria ser uma fonte de alegria para ti e ao fim só consigo ser uma fonte inesgotavel de tristezas.
Muda o meu coração, Jesus! Tu o podes fazer! Quero dar-te alegria e consolar o teu coração.
Quero desegravá-lo por tantas ofensas e pecados que cometemos continuamente.
Concede-me a tua graça meu Bem-Amado para que não pereça diante das dificuldades, provações e tentações.
Oh Jesus, única alegria da minha alma, vem a mim, enche o meu coração com a Tua presença.
(Campo Maior, 16.11.07)
Partilhar a intimidade
Que teria João de especial para poder partilhar da Tua íntimidade, para ser o discípulo amado? E se era ele o amado porque não foi ele a ficar com as chaves do Reino? O amado ficou com a Mãe do Amante! Tinha de ser o predilecto a cuidar da sua predilecta Mãe. Cuidar com amor e incansável desvelo.
Aqueles que Jesus mais ama não são aqueles a quem confere os grandes cargos (como por exemplo Pedro). Aqueles que Ele mais ama leva-os para junto de si e revela-lhes os segredos do coração.
(Campo Maior, 12.11.07)
Ofereço-Te!
Toma-me Senhor! Que posso mais dar-Te? Meus sacrifícios? Eu os farei por ti para que os pecadores se convertam e os cristãos se unam. Dá-me força e coragem para me sacrificar todos os dias por eles. É pouco, muito pouco, mas é dado com Amor, Esposo adorado.
Como queria ser simples e andar também de modo simples! Trago em mim só vaidades e luxurias, só manias de grandeza quando na verdade nada sou! Nada sou fora de Ti. Só Tu das vida razão ao meu ser. Que como Tu possa viver simples e despendida.
"Filha, não desperdices nenhuma oportunidade de penetrar no Meu coração e de fazer-Me entrar nos corações dos teus irmãos. É tanta a alegria para Mim! (...) Tanto pecador, tanto pagão! E tantos fiéis que Me são infiéis! Não te dê medo ofereceres-te ainda que saibas que é pouco o que ofereces e que o ofereces a um Deus. Não tens nisso um desejo puro? Oferece-te, é simples. Tudo é simples com o teu Deus. Oferece-te, Eu te tomarei." (Gabriela Bossis, p.554)
(Campo Maior, 11.11.07)
Eu não te deixo, não Me deixes tu...
Ó meu Bem-Amado feito Pão, que me olhas desde o sacrário eme prometes que jamais me deixarás e me pedes para que também não Te deixe... ajuda-me a permanecer conTigo, a não Te abandonar nem deixar, dá-me a santa perseverança no caminho que escolheste para mim e o gosto de fazer em cada dia a Tua vontade na minha vida.
É de certo modo confontante saber que as pessoas têm necessidade de nós. É sinal que somos úteis e amados. Mas mais saborosamente divino é saber que Tu tens necessidade de mim! Tu, o Todo-Poderoso, o Omnipotente, o Criador tem necessidade da sua criatura... Aquele que sacia todas as fomes, tem fome de Amor, do meu amor!... Que Te possa amar acima e por cima de todas as coisas.
Meu amor é pequeno demais para saciar Tua fome, mas dou-Te o que tenho: o meu coração e o desejo de Te amar sempre e sem medida, até ao fim! Amar o Amor: eis uma missão e uma vocação para aqueles que se deixaram Amar primeiro por Ele!
S. Francisco dizia: "O Amor não é Amado!", vamos então colocar todas as forças e energias do nosso coração, do nosso ser em Amar Aquele que primeiro nos amou e por nós deu a sua vida.
Amar o Amor: eis um projecto de vida. Quem descobre o Amor tem muito que amar, muito para amar. Só pode amar quem ja alguma vez sentiu dentro de si o impulso e o calor do Amor, do ser Amado.
Tu que me amas, abre meu coração para que me deixe amar em profundidade e Te ame em cada instante da minha vida.
Em tudo o que faça coloque aí o amor e me sentirei amada e tudo terá um novo sabor: o sabor divino do Amor.
Que seja uma eterna amante do Teu precioso coração. Deixa-me penetrar nele para descobrir o Teu segredo que te faz amar mesmo quando és odiado, insultado, negado, ignorado, posto de lado.
Ensina-me a amar sempre, até mesmo nas horas em que me sinto desamada, perdida, longe do calor do Amor.
(Campo Maior, 10.11.07)
Caridade
Meu Bem-Amado, só Tu podes tornar pura, desinteressada, aberta e verdadeira a caridade que pratico para com os outros e de um modo mais particular com as minhas irmãs.
Que em cada coisa que faça: em cada gesto, em cada palavra a minha caridade possa ser autêntica e ter em vista só a Tua maior glória e o bem da minha comunidade e não para auto-satisfação minha, para dar nas vistas, para parecer bem, para conseguir delas aquilo que desejo.
Que eu simplesmente ame; fraternalmente sirva; irmanmente coloque os meus dons a render para bem da comunidade.
Te peço também hoje, meu Jesus, que me ajudes a aceitar como sou, ou seja com os dons que tenho e, não passar o tempo a desejar ter os dons da outra irmã!...
(Campo Maior 06.11.07)
19.1.09
zaqueu, desce depressa
Como pude subir tão alto? Como cheguei ao cimo daquela arvore? Da árvore do meu pecado, orgulho, concupiscência, falta de humildade, arrogância, prepotência.
Nem me apercebo de como ela vai crescendo.
Estou no cimo da minha árvore, mas mesmo assim não Te passo despercebida pois dignaste-Te olhar para cima e dizes-me: "Filipa, desce depressa pois hoje tenho de ficar em tua casa".
É forte o convite!
- Mas Jesus, a árvore é alta e eu sou muito pequena. De saltar tenho medo, de descer tenho temor. Como fazer? Para ficares em minha casa tenho de descer. Não Te posso deixar na rua. Quero muito ter-Te como meu anfitrião lá em casa, mas o meu dilema é descer...
Dá-me a coragem de Zaqueu que desceu rapidamente.
Preciso de garantias que ao cair não me vou quebrar, magoar. Por isso Jesus, vê lá se Teus braços me podem aparar a queda, amortizar esta descida brusca...
Que possa "descer" ao coração, o lugar onde Te posso encontrar na intimidade e no recolhimento. Lugar onde nos podemos encontrar a sós. É o lugar da minha casa, onde Te posso receber singelamente.
Ajuda-me então a descer jesus, que Te levo a minha casa e te acolho lá; mas desculpa a desarrumação que vais lá encontrar. Está tudo num desalinho... vê lá se não queres voltar noutra altura!?... Tentarei arrumar tudinho para que tenhas 1 espaço para repousar!
- Que dizes, Jesus? Não é para arrumar? É para pôr tudo fora de casa? Queres todo o espaço só para Ti? Desculpa lá, mas não achas que estás a ser um pouquinho egoista? Como me posso desfazer assim de todas as minhas coisas sem mais nem menos? Não vês que têm valor para mim? Vá, não sejas assim!...
- Quero ser o teu TUDO!
Se Me tens a Mim, de nada mais precisas!
Eu ocupo todo o espaço!
- Eis então Jesus: esta é a minha casa, é aqui que eu moro! Sei que farás dela uma nova morada. Tiremos então tudo para fora para que só Tu e sempre Tu possas habitar nela. Não quero que sejas meu hóspede mas dono de mim.
Ai Jesus, é tão dificil descer... abandonar os meus esquemas, as minhas seguranças, fazer-me humilde, obediente, amar o silêncio, desposar a solidão, nºao dar espaço ao ciume, reconhecer o meu pecado, a minha fragilidade.
Parece que em vez de uma árvore tenho uma floresta por minha conta! ;)
(campo maior, 04.11.07)
Os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis.
15.1.09
Qual deus é como tu?...
Uma busca
11.1.09
Como tecelão...
Coração dividido
Uma escolha
Não Te compreendo... ou então fui eu que discerni mal a tua voz e o meu lugar não é aqui... porque não é posível tu escolheres uma jovem como eu para este lugar.
Sabes que sempre disse: "clausura não, iso é para vocações especiais, pessoas especiais" e eu Jesus?; que sou eu senão uma pecadora! Arriscaste-Te demasiado a colocar tão grande tesouro em 1 vaso de barro... depois não te venhas queixar que o vaso caiu e quebrou e que teu tesouro ficou espalhado pelo chão!...
Faltam-me as forças para lutar contra as tentações, os desânimos, as carências, as saudades.
Sustenta-me Jesus, que pereço!... Não consigo mais caminhar, meus pés mais parecem presos ao chão. Oh Jesus, ... que hei-de fazer? Mostra-me um caminho, uma saída... oh, pega-me ao colo, conduz a minha vida pelo caminhomais seguro.
Jesus, tu sabes? Te quero muito! Ajuda-me a aceitar-me como sou, porque desde sempre me aceitas-te, eu é que não consigo compreender o porquê?!? Mas, obrigada Jesus, porque confias em mim.
Que possa cada dia crescer na confiança, no Amor, na entrega.
"Eu sou pobre e miserável. Óh Deus, cuida de mim" (Sl 40, 18)
Coração de retalhos
Como é tão débil, pequeno, fraco, sem forças o meu amor.
À mínima coisa lá se vai ele, isto porque nunca deixo que Tu entres em mim de verdade e faças uma obra nova. Só deixo que o retoques e meu coração mais deve parecer uma manta de retalhos. Ó Jesus, que eu te deixe moldar meu coração, te permita arrancar o meu coração de pedra para em seu lugar colocar um de carne embrenhada do teu imenso e infinito amor.
Ajuda-me a amar com Tu, não fazer acepção de pessoas, a todos amar com loucura e dedicação, a perdoar sempre, a estender sempre a mão, a compreender, a dar a vida.
Como é duro ao aperceber-me de que o Amor não é amado e mais duro e doloroso é dar-me conta de que verdadeiramente eu não amo o amor! Como sou débil, como é tão pequeno e fraco o meu coração que muitas vezes só deixa amar coisitas e não consegue agarrar-se a Ti, que és o verdadeiro Amor.
Oh jesus, perdoa-me e transforma meu coração.
Agora é a minha vez...
Sim Jesus, agora sou toda tua, toda só para Ti. Este espaço de tempo só para Te contemplar, Te falar, escutar. Este meu tempo para Te fazer companhia e consolar!
Quantas vezes ando distraída, de pensamentos bem longes quando na verdade devia estar concentrada em Ti, por isso sabes que sempre procuro escrever porque isso me ajuda a permanecer atenta a Ti, senão penso em tudo menos no meu Criador. Que pensarás Tu de tudo isto? Talvez reconheças o meu esforço e Te faças sentir mais presente, mais próximo.
Só a Ti, Jesus, me quero entregar. Sê dono de mim.