19.1.09

zaqueu, desce depressa

"Zaqueu, desce depressa pois hoje tenho de ficar em tua casa" (Lc 19,5)

Como pude subir tão alto? Como cheguei ao cimo daquela arvore? Da árvore do meu pecado, orgulho, concupiscência, falta de humildade, arrogância, prepotência.
Nem me apercebo de como ela vai crescendo.
Estou no cimo da minha árvore, mas mesmo assim não Te passo despercebida pois dignaste-Te olhar para cima e dizes-me: "Filipa, desce depressa pois hoje tenho de ficar em tua casa".
É forte o convite!
- Mas Jesus, a árvore é alta e eu sou muito pequena. De saltar tenho medo, de descer tenho temor. Como fazer? Para ficares em minha casa tenho de descer. Não Te posso deixar na rua. Quero muito ter-Te como meu anfitrião lá em casa, mas o meu dilema é descer...

Dá-me a coragem de Zaqueu que desceu rapidamente.
Preciso de garantias que ao cair não me vou quebrar, magoar. Por isso Jesus, vê lá se Teus braços me podem aparar a queda, amortizar esta descida brusca...

Que possa "descer" ao coração, o lugar onde Te posso encontrar na intimidade e no recolhimento. Lugar onde nos podemos encontrar a sós. É o lugar da minha casa, onde Te posso receber singelamente.
Ajuda-me então a descer jesus, que Te levo a minha casa e te acolho lá; mas desculpa a desarrumação que vais lá encontrar. Está tudo num desalinho... vê lá se não queres voltar noutra altura!?... Tentarei arrumar tudinho para que tenhas 1 espaço para repousar!

- Que dizes, Jesus? Não é para arrumar? É para pôr tudo fora de casa? Queres todo o espaço só para Ti? Desculpa lá, mas não achas que estás a ser um pouquinho egoista? Como me posso desfazer assim de todas as minhas coisas sem mais nem menos? Não vês que têm valor para mim? Vá, não sejas assim!...

- Quero ser o teu TUDO!
Se Me tens a Mim, de nada mais precisas!
Eu ocupo todo o espaço!

- Eis então Jesus: esta é a minha casa, é aqui que eu moro! Sei que farás dela uma nova morada. Tiremos então tudo para fora para que só Tu e sempre Tu possas habitar nela. Não quero que sejas meu hóspede mas dono de mim.

Ai Jesus, é tão dificil descer... abandonar os meus esquemas, as minhas seguranças, fazer-me humilde, obediente, amar o silêncio, desposar a solidão, nºao dar espaço ao ciume, reconhecer o meu pecado, a minha fragilidade.
Parece que em vez de uma árvore tenho uma floresta por minha conta! ;)


(campo maior, 04.11.07)

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto de teus textos, porque ao le-los acabp rezando e meditando.
este texto é um grito de humildade cristã, e só por isso vale tudo.
Agora deixa dizer-te o seguinte...~
A humildade, é um dom cristão, um valor pregado por Cristo,(dar a face,a outra face...).
Sabes, para alem do valor biblico do teu texto, da sua invocação de passagem biblica, gostaria comentar que tu és já desde o batismo, o templo de Deus. Deus está em ti sempre, onde quer que estejas, seja o que quer que estejas a fazer.
Não precisava to dizer, eu sei, pk tu sabe-lo melhor que eu, mas quis reflectir isso contigo.
Quando sentes necessidade de ir a igreja, quando falas em casa com Deus, quando sentes que Deus te toca, ou que em outros momentos Ele parece estar longe, posso dizer-te, que tudo isso são sensações que teem a ver com estados de espirito, pk Deus nunca deixa, ou deixou de estar em ti.
Como um exercicio de humildade, este texto ´´e valioso, mas que humildade queres tu mais para ti, se toda a tua vida é em si um acto de humildade, de bem querer, bem fazer, e de temor a Deus?
TU ÉS A HUMILDADE VIVA!!!.
Tu és templo, morada de Deus, e Ele mora em ti, está em ti sempre, onde quer que estejas, faças o que fizeres.
Deus te pede temor, oração, exemplo, pregação, missionarismo da Sua fé, e isso tu o fazes no eu dia a dia, quando ajudas, colaboras, desenvolves teu trabalho, quando és solidaria com o teu irmão, e com isso tu cumpres os designios Divinos.
Não és pecadora, e teu coração é bem grande para nele caber jesus, sem que para isso tenhas que "arrumar a tua casa", pk Ele não é exigente, pois só te pede o calor, e um cantinho da tua "casa" que é o teu coração.
farlluminoso-mike

Anónimo disse...

EGIPTO:

Continuam as perseguições aos Cristãos



http://www.persecution.org/suffering/newssummpopup.php?newscode=10343&PHPSESSID=27aec9ea6242e4560fdcd6377ff2aded





Enviemos mails para as embaixadas exigindo o respeito pelos Direitos Humanos Fundamentais:



Portugal: egyptcomm@telepac.pt





Brasil: embegypt@tba.com.br