18.12.08

Figueira estéril

Hoje Jesus vens ate mim com a parabola da figueira estéril.
Sinto-me como essa figueira: estéril, não dá fruto; mas folhagem e rama não lhe falta.
Oh Jesus, que eu deixe de produzir só folhas: actos exteriores, só aparencias, só vaidades, só amores pelos elogios, só paixoes desordenadas. Concede-me a graça de produzir também frutos e frutos maduros: boas obras, perseverança no teu caminho, radicalidade na vocação, fidelidade aos teus desígnios, serenidade, paz, alegria, doação, responsabildade, entrega sem limites.
Sei, jesus, que já la vai tanto tempo que não dou fruto, mas por favor, te peço como o vinhateiro: espera mais 1 pouco... vou tratar da árvore... se voltar a não dar fruto mandarás corta-la.
Só de ti me vem a graça de poder dar fruto. Ajuda-me e nsina-me como cuidar da terra para que a minha árvore possa produzir bom fruto.
Sei que é na oração que esta terra se transforma, é na eucaristia que ela é adubada, é na reconciliação que ela é renovada, é na humildade e simplicidade que ela é cavada funda, é na vida fraterna que ela é regada, é no projecto pessoal que minha arvore é podada.
Cuida comigo da minha árvore, meu amado Jesus. Assim poderei dar fruto saboroso e o grande senhor da vinha ficará feliz com a sua figueira e não mais a mandará cortar (permanecer longe de Ti).
Ajuda-me a dar bom fruto e fruto em abundância para tua maior glória.

3 comentários:

Anónimo disse...

Passando para deixar meus votos de um feliz e Santo Natal!

Dominus Vobiscum

Anónimo disse...

eu não sabia que tinha na minha IGREJA CATOLICA esses irmãos MONGE DO DESERTO, QUE MARAVILHA COMO nosso DEUS ficou quarenta dias no deserto jejundo e orando por nós , eu oro por voces por esta dádiva de fé, que maravilha é esse nosso DEUS AAAAAAAAAAAAAAMÉM.

Anónimo disse...

O sêr Humano nunca será a "figueira" do teu texto. Nenhum sêr humano é comparavel a uma figueira(exceptua-se os homicidas e suicidas, pk esses atentam com o que mais de sagrado nos foi dado por Deus.... a vida),e pelos meus comentários, tens percebido que eu entendo que nós humanos somos algo de excepcional, criativo, digno, e semelhantes a Deus atraves do nosso Espirito. Fomos redimidos dos nossos pecados por Cristo,(Filho de Deus,feito homem), atraves da sua morte na cruz. Assim, tenho a certeza que tu, eu e todos nós, somos os templos, a morada, somos o SEU projecto, logo nunca seremos as "figueiras" do teu texto, porque se assim fosse, isso seria como que a negação de Deus. Contudo, quero dizer-te, que o teu texto, tem o valor reflectivo, introspectivo, meditativo, e vale como criador de sensações divinas em nosso coração, e nunca como a assunpção da culpa, do pecado, e do menor estatuto que por vezes estes textos induzem. Este texto tem o valor da contemplação de Deus pela palavra, o nosso sentimento divino, o nosso fervor de fé para com o nosso Criador.
Quando lei-o o teu texto, sinto a sensibilidade da minha fé aquecendo meu peito, mas nunca me fazendo sentir "pequeno" perante o meu erro!.
Fui(fomos) criados por Deus com todos estes ingredientes, e todos eles são necessários à nossa caminhada para Deus.
Não te sintas menor, pecadora ou de menor fé, porque não és a "figueira" do teu texto, mas sim a obra do teu Deus.
Sê como és..... pura, sincera, solidária, participativa, e contempladora da obra de Deus. Não sintas o pecado, se o te coração fala..., não sintas a culpa se o teu sentimento te impele...,e se conseguires isso, cumpres todo o projecto que Ele te incumbiu. Tu és tudo que Ele quer que sejas.
Teus textos são bons, fortes, e muito interiorizantes, e esse trabalho já é Deus a falar pela tua palavra, inspirando-te.~
Tu és o Seu "instrumento".
Fica bem, te estimo muito e sou teu leitor assiduo.
farolluminoso